Publicação: Como os mapas que « viralizam » nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
| dc.citation.issuenumber | 40 | |
| dc.contributor.author | Petsch, Carina | |
| dc.creator | Petsch, Carina | |
| dc.creator | Ben, Franciele Delevati | |
| dc.creator | Batista, Natália Lampert | |
| dc.creator.id | https://orcid.org/0000-0002-1079-0080 | |
| dc.creator.id | https://orcid.org/0000-0002-6608-4070 | |
| dc.creator.id | https://orcid.org/0000-0002-1884-2340 | |
| dc.creator.lattes | http://lattes.cnpq.br/7698486004905745 | |
| dc.creator.lattes | http://lattes.cnpq.br/3425530894018035 | |
| dc.creator.lattes | http://lattes.cnpq.br/9721608652971809 | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T13:21:21Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.description.abstract | The objective of the research is to investigate the potential of maps circulating on social media for teaching Geography in High School, as an initial approach to School Cartography and Viral Cartography. Methodologically, a theoretical debate was conducted on the relationship between Geography and social media, and a workshop was held with students from an educational institution in the municipality of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul, who interpreted four viral maps. The students pointed out that they spend 10% of their days on social media, consume little content related to Geography and maps, and when they come across Geography posts, they prefer those related to curiosities and memes. Regarding the viral maps, the students observed the absence of cartographic elements, which caused problems in cartographic communication and the potential to generate fake news. Finally, it is emphasized that viral maps can be elements to make Geography lessons more engaging and promote aspects of Cartographic Literacy through cyberspace. | eng |
| dc.description.resumo | O objetivo da pesquisa é investigar as potencialidades dos mapas que circulam em redes sociais para o ensino de Geografia no Ensino Médio, como uma primeira aproximação da Cartografia Escolar e da Cartografia Viral. Metodologicamente, foi feito um debate teórico sobre a relação entre a Geografia e redes sociais, os alunos interpretaram quatro mapas virais e foi aplicado um questionário de validação. Os alunos apontaram que passam 10% dos dias nas redes sociais, consomem pouco conteúdo ligado à Geografia e mapas, e quando observam posts de Geografia, preferem aqueles ligados a curiosidades e memes. Quanto aos mapas virais, os alunos visualizaram a ausência de elementos cartográficos, o que causou problemas na comunicação cartográfica e possibilidade de gerar fake news. Por fim, destaca-se que os mapas virais podem ser elementos para deixar a aula de Geografia mais entusiasmante e fomentar aspectos de Alfabetização e Letramento Cartográfico a partir do ciberespaço | por |
| dc.identifier.issn | 2175-3709 | |
| dc.identifier.uri | https://dspace5.ufes.br/handle/10/20723 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.relation.ispartofjounaluri | https://journals.openedition.org/geografares/23986 | |
| dc.relation.ispartofjournal | Geografares | |
| dc.rights | Acesso livre | |
| dc.rights.uri | Permissão Atribuição-NãoComercial (BY-NC) | |
| dc.subject | Mapas falsos | |
| dc.subject | Alfabetização cartográfica | |
| dc.subject | Teste | por |
| dc.subject.bn | Mapas falsos | |
| dc.subject.bn | Alfabetização cartográfica | |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | |
| dc.subject.keyword | Fake maps | |
| dc.subject.keyword | Cartographic literacy | eng |
| dc.subject.ods | Educação de qualidade | |
| dc.title | Como os mapas que « viralizam » nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil | |
| dc.title.alternative | How the maps that ‘go viral’ on social media can be used in Geography teaching. The experience in an educational institution in the municipality of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul, Brazil | |
| dc.type | Artigo | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| foaf.mbox | carina.petsch@ufsm.br | |
| relation.isAuthorOfPublication | 23826079-77d4-4ddd-93d1-ec3a6254f5d4 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 23826079-77d4-4ddd-93d1-ec3a6254f5d4 | |
| schema.affiliation | Universidade Federal de Santa Maria | |
| schema.affiliation | Universidade Federal de Santa Maria | |
| schema.affiliation | Universidade Federal de Santa Maria | |
| schema.category | Artigo de periódico |
