Publicação:
Como os mapas que « viralizam » nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

dc.citation.issuenumber40
dc.contributor.authorPetsch, Carina
dc.creatorPetsch, Carina
dc.creatorBen, Franciele Delevati
dc.creatorBatista, Natália Lampert
dc.creator.idhttps://orcid.org/0000-0002-1079-0080
dc.creator.idhttps://orcid.org/0000-0002-6608-4070
dc.creator.idhttps://orcid.org/0000-0002-1884-2340
dc.creator.latteshttp://lattes.cnpq.br/7698486004905745
dc.creator.latteshttp://lattes.cnpq.br/3425530894018035
dc.creator.latteshttp://lattes.cnpq.br/9721608652971809
dc.date.accessioned2025-12-03T13:21:21Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractThe objective of the research is to investigate the potential of maps circulating on social media for teaching Geography in High School, as an initial approach to School Cartography and Viral Cartography. Methodologically, a theoretical debate was conducted on the relationship between Geography and social media, and a workshop was held with students from an educational institution in the municipality of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul, who interpreted four viral maps. The students pointed out that they spend 10% of their days on social media, consume little content related to Geography and maps, and when they come across Geography posts, they prefer those related to curiosities and memes. Regarding the viral maps, the students observed the absence of cartographic elements, which caused problems in cartographic communication and the potential to generate fake news. Finally, it is emphasized that viral maps can be elements to make Geography lessons more engaging and promote aspects of Cartographic Literacy through cyberspace.eng
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa é investigar as potencialidades dos mapas que circulam em redes sociais para o ensino de Geografia no Ensino Médio, como uma primeira aproximação da Cartografia Escolar e da Cartografia Viral. Metodologicamente, foi feito um debate teórico sobre a relação entre a Geografia e redes sociais, os alunos interpretaram quatro mapas virais e foi aplicado um questionário de validação. Os alunos apontaram que passam 10% dos dias nas redes sociais, consomem pouco conteúdo ligado à Geografia e mapas, e quando observam posts de Geografia, preferem aqueles ligados a curiosidades e memes. Quanto aos mapas virais, os alunos visualizaram a ausência de elementos cartográficos, o que causou problemas na comunicação cartográfica e possibilidade de gerar fake news. Por fim, destaca-se que os mapas virais podem ser elementos para deixar a aula de Geografia mais entusiasmante e fomentar aspectos de Alfabetização e Letramento Cartográfico a partir do ciberespaçopor
dc.identifier.issn2175-3709
dc.identifier.urihttps://dspace5.ufes.br/handle/10/20723
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofjounalurihttps://journals.openedition.org/geografares/23986
dc.relation.ispartofjournalGeografares
dc.rightsAcesso livre
dc.rights.uriPermissão Atribuição-NãoComercial (BY-NC)
dc.subjectMapas falsos
dc.subjectAlfabetização cartográfica
dc.subjectTestepor
dc.subject.bnMapas falsos
dc.subject.bnAlfabetização cartográfica
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
dc.subject.keywordFake maps
dc.subject.keywordCartographic literacyeng
dc.subject.odsEducação de qualidade
dc.titleComo os mapas que « viralizam » nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
dc.title.alternativeHow the maps that ‘go viral’ on social media can be used in Geography teaching. The experience in an educational institution in the municipality of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul, Brazil
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
foaf.mboxcarina.petsch@ufsm.br
relation.isAuthorOfPublication23826079-77d4-4ddd-93d1-ec3a6254f5d4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery23826079-77d4-4ddd-93d1-ec3a6254f5d4
schema.affiliationUniversidade Federal de Santa Maria
schema.affiliationUniversidade Federal de Santa Maria
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schema.categoryArtigo de periódico

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