Repositório UFES

Bem vindo ao Repositório UFES!

 

Comunidades

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Documentos administrativos da UFES (Relatórios institucionais, Atos normativos, Resoluções, Portarias e etc)
  • Livros digitais "ebooks" (e-livros) publicados ou adquiridos pela UFES
  • Produção científica e técnica da UFES, como Artigos, livros e capítulos, trabalhos apresentados em eventos, entrevistas, resenhas, traduções, patentes, cultivares, marcas, etc.
  • Teses e dissertações depositadas no repositório da UFES
  • Trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (TCC) de graduação e pós-graduação lato sensu
  • Itens em analise e ou com alguma pendência

Submissões Recentes

Pessoa
Petsch, Carina
Pesquisador
Item
Política de Privacidade
(2025-01-30)
Publicação
Como os mapas que « viralizam » nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
(2025) Petsch, Carina; Petsch, Carina; Ben, Franciele Delevati; Batista, Natália Lampert
The objective of the research is to investigate the potential of maps circulating on social media for teaching Geography in High School, as an initial approach to School Cartography and Viral Cartography. Methodologically, a theoretical debate was conducted on the relationship between Geography and social media, and a workshop was held with students from an educational institution in the municipality of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul, who interpreted four viral maps. The students pointed out that they spend 10% of their days on social media, consume little content related to Geography and maps, and when they come across Geography posts, they prefer those related to curiosities and memes. Regarding the viral maps, the students observed the absence of cartographic elements, which caused problems in cartographic communication and the potential to generate fake news. Finally, it is emphasized that viral maps can be elements to make Geography lessons more engaging and promote aspects of Cartographic Literacy through cyberspace.
Item
Dissertação Adriano
(2025-12-03) Adriano
Item
A integração da biblioteca ao fazer pedagógico por meio da literatura e da formação de leitores
(Instituto Federal de Brasília) Costa, Jadir Viana; Rosa, Daniele dos Santos
Esta dissertação, desenvolvida no IFB – Campus Brasília com turmas do Ensino Médio Integrado em Eventos, investiga modos de integrar a biblioteca ao trabalho pedagógico por meio da literatura, articulando letramentos literário, crítico e político com foco no gênero conto. Teve como objetivo ressignificar a biblioteca como espaço pedagógico extraclasse, materializando-se em um Produto Educacional (PE) composto por sequência didática em um e book com produções estudantis. Metodologicamente, a pesquisa estruturou, aplicou e avaliou o PE em três etapas, realizadas na biblioteca e no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LabTexto), com mediação dialógica inspirada nos “círculos de cultura” e avaliação por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes, docentes e profissionais de biblioteca. Os resultados evidenciam a biblioteca como organismo vivo e território de encontro, escuta e expressão cultural; a consolidação de um clube de leitura que promoveu pertencimento, autoria e trocas horizontais; e o fortalecimento do papel dos técnico-administrativos como mediadores culturais. As narrativas estudantis abordaram temas como mudanças climáticas, desigualdade de gênero, opressões relacionadas à orientação sexual e violência psicológica, revelando a transposição da experiência em elaboração estética e reflexão social.