Mapeamento de suscetibilidade a processos morfodinâmicos no alto curso do Rio Santa Maria do Doce, município de Santa Teresa-ES

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente trabalho tem como intuito, realizar a aplicação de uma metodologia de análise empírica de elementos da paisagem, utilizando como área de análise um compartimento geomorfológico do município de Santa Teresa, localizado na região serrana do estado do Espírito Santo. Para aplicação da metodologia são integrados em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas) aspectos da planície, processos morfodinâmicos, pluviometria, clinometria, uso e cobertura da terra, densidade de drenagem, densidade de lineamentos e litologia, a fim de construir uma Carta de Suscetibilidade a Processos Morfodinâmicos. Tal produto apresenta informações quanto a suscetibilidade a processos atuais de transformação do relevo, essa dinâmica implica na utilização do terreno, por isso os dados disponibilizados demonstram informações úteis para o planejamento urbano, em tomada de decisões políticas e confecções de PDM (Plano Diretor Municipal).

Descrição

Palavras-chave

Suscetibilidade, Processo morfodinâmicos, Sistema de informações geográficas, Mapeamento

Citação

ANGELI, Arthur David de. Mapeamento de suscetibilidade a processos morfodinâmicos no alto curso do Rio Santa Maria do Doce, município de Santa Teresa-ES, 2019.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por